MISSÃO

O Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS), tem como missão proporcionar a todos aqueles, que de uma maneira ou de outra, podem influenciar a saúde em Portugal, uma análise precisa, periódica e independente da evolução do sistema de saúde português e dos fatores que a determinam.

O OPSS é constituído por uma rede de investigadores e instituições académicas dedicadas ao estudo dos sistemas de saúde e produz anualmente, desde 2001, um documento síntese da evolução do sistema de saúde português, o Relatório de Primavera.

CONFLITOS DE INTERESSE E CONTRIBUTOS

A exigência de transparência sobre eventuais conflitos de interesse, em elaboração de estudos, principalmente de natureza qualitativa, faz com que investigadores ou grupos de investigação debatam entre si e declarem publicamente eventuais conflitos de interesses, económicos, institucionais, profissionais, políticos ou pessoais que possam interferir nos resultados dos estudos.

Neste contexto, a rede de investigação sobre sistemas de saúde do OPSS (cuja caracterização está disponível), no seu conjunto, não identifica interesses específicos, económicos, institucionais, profissionais ou políticos, que possam interferir nos resultados deste trabalho.

No entanto, a experiência recente na administração da saúde de parte dos participantes na rede aconselha a que a abordagem dos períodos mais recentes da evolução do sistema de saúde se atenha a matéria de facto, limitando-se o mais possível a elaboração e o aprofundamento de hipóteses explicativas neste domínio.